Bem Vindos!

  • Este blogue foi criado pela turma do 12ºD (de 2011/2012) do curso de Línguas e Humanidades (DL.272/2007) da Escola Secundária de Amora (ESA), que aceitou o desafio da nossa professora de Psicologia (Albertina Pereira) para construir um blogue. Aceitámos esse desafio com o intuito de registar de uma forma organizada, as matérias do programa e também para podermos aprofundar os nossos conhecimentos no âmbito desta disciplina. Assim, convidamos-vos a participar, com os vossos comentários, de modo a que este blogue seja amplamente conhecido e que possa contribuir para um maior conhecimento desta disciplina, revelando os seus "encantos". Esperamos o vosso contributo para a divulgação deste nosso blogue!

Citação da semana - I Kant

"Todos nós nascemos originais e morremos cópias" - C.G. Jung *****"Aquele que quer mover o mundo, que primeiro mova a si mesmo" - Sócrates

Um Cérebro Brilhante (Nat. Geo)



Nascido Para Ser Génio 

Marc Yu, de sete anos, é um prodígio a tocar piano. A que se deve o seu talento? À precocidade e tenacidade do pequeno pianista, ou já nasceu com um cérebro excepcional? O cérebro de um génio é anatómica e fisiologicamente diferente dos restantes seres humanos?

 



















Génio Por Acidente

George Wildener escreve, uma a uma, as datas em que será segunda-feira dentro de 500 anos. Pacientemente, sem se enganar, regista as 26.000 segundas-feiras. George é um autista com certas capacidades mentais que lhe permitem fazer coisas impossíveis ao comum dos mortais.





  
Tornei-me um Génio
 Será possível fabricar um génio? Para Susan Polger, a resposta é um rotundo sim. Susan não nasceu com um cérebro privilegiado; “construiu-o” com base numa educação excepcional, disciplina e treino. Na sua família não havia ninguém especialmente dotado para jogar xadrez mas este jogo obcecava Susan e durante toda a sua infância estudou cuidadosamente 100.000 movimentos distintos.

(Dividido em 5 partes)







Uma criança com três anos que é capaz de tocar uma melodia de Beethoven em piano...

Um homem que precisa apenas de alguns segundos para dizer em que dia da semana cairá uma qualquer data longínqua...

Uma menina que concretiza o seu sonho de se tornar a primeira mestra de xadrez … 

Serão eles génios ou qualquer um de nós poderia chegar a desenvolver estas habilidades?

1 comentário:

  1. O assunto abordado é de extrema importância, e concordo inteiramente com a questão colocada, o treino e insistência, leva ao devenvolvimento do ser humano tornando-o num "Génio na sua Arte". Há um ditado antigo que diz "o hábito faz o Monge". PB

    ResponderEliminar