Bem Vindos!

  • Este blogue foi criado pela turma do 12ºD (de 2011/2012) do curso de Línguas e Humanidades (DL.272/2007) da Escola Secundária de Amora (ESA), que aceitou o desafio da nossa professora de Psicologia (Albertina Pereira) para construir um blogue. Aceitámos esse desafio com o intuito de registar de uma forma organizada, as matérias do programa e também para podermos aprofundar os nossos conhecimentos no âmbito desta disciplina. Assim, convidamos-vos a participar, com os vossos comentários, de modo a que este blogue seja amplamente conhecido e que possa contribuir para um maior conhecimento desta disciplina, revelando os seus "encantos". Esperamos o vosso contributo para a divulgação deste nosso blogue!

Citação da semana - I Kant

"Todos nós nascemos originais e morremos cópias" - C.G. Jung *****"Aquele que quer mover o mundo, que primeiro mova a si mesmo" - Sócrates

Filmes

O  A v i a d o r 


Sinopse: O Aviador relata a história de uma das figuras mais marcantes da América do Século XX, Howard Hughes, o excêntrico multimilionário da América dos anos 30. Apaixonado por aviões e cinema, a sua grande paixão por mulheres ficou igualmente para a história. O filme retrata a sua vida desde os finais dos anos 20 até aos anos 40, uma época em que Hughes era produtor e realizador em Hollywood, desenhava e criava aviões e relacionava-se com algumas das mais belas e elegantes mulheres da sua época, entre as quais duas lendas de Hollywood, a elegante Katharine Hepburn (Cate Blanchett), e a sensual e luminosa Ava Gardner (Kate Beckinsale). Mas Hughes também tinha as suas próprias incapacidades e fobias, e as suas crescentes extravagâncias e obsessivo comportamento vão levá-lo ao seu próprio isolamento. Audacioso piloto, o mais famoso desde Charles Lindbergh, Hughes tornou-se comandante da aviação comercial. Ele transformou-se numa figura mítica da América dos seus dias, envolto numa aura de agitação, encanto, sedução e mistério.



A l é m  d a  A l m a

Sinopse: No filme "Freud Além da Alma" com toda a sintetização usada pelo produtor John Huston, foi mostrado ao público, interessado na obra do grande mestre, articulando as descobertas de Freud com as próprias experiências pessoais do psicanalista,com a teoria que desenvolveu sobre o Complexo de Édipo,fundamentando-se na relação com seu pai morto.
Já no início, Freud encontra resistência em tratar de uma paciente com neurose de histeria, em um hospital, cujo diretor era Meynert .Disse acreditar que histeria era uma mentira, que seria somente para fugir de suas responsabilidades. 





I n c e p t i o n ( A  O r i g e m )

Sinopse:Don Cobb (Di Caprio) é especialista em invadir a mente das pessoas e, com isso, rouba segredos do subconsciente, especialmente durante o sono, quando a mente está mais vulnerável. As habilidades únicas de Cobb fazem com que ele seja cobiçado pelo mundo da espionagem e acaba se tornando um fugitivo. Como chance para se redimir, Cobb terá que, em vez de roubar os pensamentos, implantá-los. Seria um crime perfeito. Mas nenhum planejamento pode preparar a equipe para enfrentar o perigoso inimigo que parece adivinhar seus movimentos. Somente Cobb é capaz de saber o que está por vir. 
Assistir Online


O  P l a n e t a   d o s   M a c a c o s

Sinopse: Após a aeronave em que estava sofrer um acidente, Leo Davidson (Mark Whalberg) vai parar em um planeta primitivo , onde os humanos vivem precariamente, em condições de subsistência e são caçados e escravizados por primatas tiranos. Indignado com a opressão imposta aos humanos, Leo se torna uma ameaça aos primatas e inicia uma revolução social.




Q u a n d o   N i e t z s c h e   C h o r o u
Sinopse: Baseado no best-seller e premiado romance de Irvin Yalom, o filme “Quando Nietzsche Chorou” conta a história de um encontro fictício entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche (Armand Assante) e o médico Josef Breuer (Bem Cross), professor de Sigmund Freud (Jamie Elman). Nietzsche é ainda um filósofo desconhecido, pobre e com tendência suicidas. Breuer passa por uma má fase após ter se envolvido emocionalmente com uma de suas pacientes, Bertha (Michal Yannai), com quem cria uma obsessão sexual e fica completamente atormentado. Breuer é procurado por Lou Salome (Kather Winnick), amiga de Nietzsche, com quem teve um relacionamento atribulado. Ela está empenhada em curá-lo de sua depressão e desespero, assim pede ao médico que o trate com sua controversa técnica da “terapia através da fala”. O tratamento vira uma verdadeira aula de psicanalise, onde os dois terão que mergulhar em si próprios, num difícil processo de auto-conhecimento. Eles então descobrem o poder da amizade e do amor.



T a a r e   Z a m e e n   P a r
( Toda a criança é especial )


Sinopse: Ishaan é um rapaz de oito anos que não possui muitos amigos e que vive com a sua família  na Índia. Ishaan apresenta muitas dificuldades na escola, tendo sido reprovado no ano anterior. Já o seu irmão é o melhor da turma, tendo sucesso nos desportos também. Após uma reunião com os professores de Ishaan, que informam aos pais que o rapaz não apresenta avanços na escola, eles decidem enviar o rapaz para um colégio interno para que seja disciplinado e consiga o êxito nos estudos. Após um período em que se torna cada vez mais triste e solitário, sofrendo severas punições dos professores, Ishaan conhece o professor Nikumbh, que além do trabalho no colégio, lecciona também num colégio para crianças com necessidades educacionais especiais. É com o trabalho realizado pelo professor Nikumbh, com os outros professores e com a família de Ishaan que o ele começa a compreender o mundo da leitura e da escrita e vê sua infância tomar um rumo diferente.

1 comentário:

  1. Tem esse blogue sobre varios filmes relacionados com Psicologia.
    www.psicologianocinema.blogger.com.br
    recomende o site aos seus amigos. ainda tem poucos filmes aqui. pode postar alguns dos filmes do site no seu blogue e se pudesse fazer referencia ao site ficaria agradecido. vlw

    ResponderEliminar